top of page

Instalação de Python e Pycharm

Atualizado: 8 de jun. de 2019


Em este tutorial ensinaremos como realizar de forma simple a instalação de Python e Pycharm, bem como a ligação entre estes dois programas. O objetivo é criar, em eventuais tutoriais, pyscripts e plugins no Qgis de Geoestátistica em 2D e 3D. Um primeiro passo é a instalação de Python 3.6 no sistema operativo Windows do link: https://www.python.org/. Uma vez baixada a versão de interesse, prosseguimos com sua instalação (Figura 1).


Figura 1. Instalação do Python 3.6.

Após da instalação do Python 3.6, deve ser verificado a correta instalação usando o Console de Comando (cmd). Neste console podemos digitar python - -version verificando desta forma se nossa versão do Python foi instalada corretamente.


Figura 2. Janela de Comando com cmd.

Em seguida, instalaremos algumas bibliotecas necessárias; numpy, pandas e matplotlib. Essas três bibliotecas serão instaladas usando, por exemplo, o comando pip install no console de comando. Mas antes de instalar as bibliotecas devemos verificar a atualização do pip como:


Figura 3. Atualizacão do gerenciamento de pacotes, pip.

Uma vez atualizado o pip, prosseguimos com a instalação das bibliotecas de interesses usando as linhas de comando no cmd: pip install numpy (Figura 4), pip install pandas e pip install matplotlib.


Figura 4. Comando pip install numpy.

A verificação correta da instalação de nossas bibliotecas será feita usando o console de comando cmd e más o comando import. Se a importação for bem-sucedida, nenhuma mensagem de erro deverá aparecer, como:


Figura 5. Verificação dos pacotes instalados, usando cmd.

Posteriormente, ao instalar o Python 3.6, podemos instalar o Pycharm de maneira simples. Pycharm Community pode ser baixada do seguinte link: https://www.jetbrains.com/pycharm/download/#section=windows (Figura 6), ou para gosto de alguns programadores podem ser usados spyder, https://www.spyder-ide.org/.


Figura 6. Pycharm Community.

Uma vez baixado o Pycharm, podemos prosseguir com a instalação de forma simples e rápida (Figura 7).


Figura 7. Instalação do Pycharm.

Em seguida, o Pycharm pode ser aberto e devemos selecionar, Do not import setting, seguido por, Ok:


Figura 8. Do not import setting.

Depois, um tema pode ser selecionado, deixando escolher o Pycharm duas opções ao usuário, finalizando o processo clicando em Skip Reamining and Set Defaults.


Figura 9. Seleção do tema.

Um novo projeto pode ser aberto e salvo em nosso diretório de interesse. Além disso, o Pycharm nos permite criar um projeto usando uma variável virtual como interpretador ou um interpretador existente de Python (anteriormente instalado). No nosso caso, vamos apontar para o endereço onde o Python 3.6 e suas bibliotecas instaladas (numpy, pandas e matplotlib).


Figura 10. Criação do projeto e seleção do interpretador.

Criado o nosso projeto, podemos criar um arquivo Python e experimentar o nosso Pycharm, importando qualquer das bibliotecas instaladas, anteriormente, fazendo uso delas em um exemplo simples. Depois de ter escrito o script Python, prosseguiremos com o dar Run.


Figura 11. Exemplo python em Pycharm.

Comments


SGeoStat

© 2018 Por SGeoStat.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page